segunda-feira, novembro 20, 2006

Foi em Lisboa, numa das praças mais conhecidas...


Lisboa, Abril, 2005

Foi numa noite de pouca ou nenhuma chuva. Até que chegámos a uma das maiores praças de Lisboa e...mal pusémos o pé debaixo das arcadas, cai uma carga de água. PArecia mesmo que tinham aberto uma comporta e que o vento se tinha levantado e que...enfim, tudo ao mesmo tempo!

A enchurrada era de tal maneira grande que as pessoas que ali dormiram se levantaram sobressaltadas, molhadas, encharacadas, uma rindo de nervoso, outras conseguindo achar graça à situação, de cartões e sacos a voar por todo o lado. Eu receei chegar também a voar!!! Claro está, que alguns conseguiram continuar a dormir, encharcados por baixo e por cima, iniferentes à algazarra à volta.

No meio disto tudo aproveitámos para falar com quem ainda não tínhamos falado. O susto doSão Pedro ajudava nesse aspecto...

E foi com o São Pedro a acalmar a fúria, que se chega ao pé de mim. Com um ar de pintas, cabelo suficientemente comprido para pôr para trás da orelha e sorriso pronto pergunta a medo se falao italiano. Eu digo que sim (ó meu Deus...onde já vai o curso de italiano tirado há 6 anos...). Começamos a falar. Percebo que está há 20 dias em Lisboa e há uma semana na rua. Pergunto se é turista. Diz-me que vinha à procura de trabalho. A conversa parece-me estranha, mas como entretanto já falávamos em 3 linguas (italiano, francês e espanhol) já nada era estranho!
Era já normal ser: "Entonces estais en Portugal a combien de temps? una settimana?"

No fim de tudo percebo... era Croata!!! Tinha estado em Itália, em Espanha e agora tinha chegado a Portugal à procura de trabalho. Tinha como identificação uma mera fotocópia de um documento croata.

Penso: "Ok, é croata. A Croácia já está na União Europeia, no problem..." Nada mais errado. As novas aquisições da UE não podem ainda trabalhar noutros países de forma livre. Só algures em 2007...

Ligo para a embaixada. Dizem-me que não lhe pagam passagem de volta e que não podem ajudar em nada.

Ligo para instituições de imigrantes que me dizem que como é da UE não apoiam. Que as instituições em Portugal o fazem.

Ligo para instituiçõs nacionais que apoiam imigrantes da UE e...que me dizem que tem de ser através da embaixada...

Encontro-me com ele e digo-lhe: "ó arranjia diñero pára ir para Croacia o no puedes travailler legallment en Portugal!"

E nada mais se pode dizer, nesta que é uma das praças mais conhecidas de Lisboa.

Sem comentários: