sexta-feira, outubro 20, 2006

Santa Maria I

A ilha do Sal tem uma capital, Espargos, cidade pequena, grande para o local e do qual, confesso, o pouco que vi não me entusiasmou...Além de Espargos tem outra pequena terra chamada Palmeira, que vai ter direito a umas fotos daqui a pouco tempo, e Santa Maria, terra turística, com grande areal, praias bonitas, discos para saír à noite, hoteis a cada passo, senegaleses a melgar para comprar tudo e nada e lojas e restaurantes a preços portugueses!
A sensação quando chegámos foi estranha, parecia quase irreal tanto calor, tanta cor, um tanto quanto pó, pessoas a chamar e a chamar e a chamar: "portuguesa, espanhola, italiana?", "oferta, oferta, vem aqui!", "posso ser vosso guia, mostro a terra, bonita...". Enfim, imaginação não falta a estes senegaleses para "prenderem" os turistas e lá jeito para o negócio têm eles!
Ao fim de 3 dias tomámos uma opção, fazermos como se tivéssemos o manto da invisibilidade do Harry Potter e eles falavam e nós continuávamos como se não os vissemos nem ouvissemos...e não é que resultou?!?!?! Ainda pensámos inventar uma outra língua, começar a falar com eles nessa língua e quando eles se fossem emborapor não perceberem nada agarrar e insistir e...enfim, fazer o que eles nos fazem! :) mas não tivemos paciência...
O pontão: deve ser a imagem mais fotografada! Agora está em obras, por isso não dá para subir. É onde habitualmente os barcos chegam com a pesca!

O calçadão ou passeio marítimo: atravessa desde a vila e vai praia fora entre os hotéis e a praia propriamente dita. Este "amigo" da fotografia chama-se Ali e queria à força toda ser nosso amigo e mostrar-nos a loja de artesanato que tinha!!!
Vista da praça principal. Os tons predominantes nesta praça eram o amarelo e azul. local onde havia sempre gente a passear, crianças a correr, jovens à conversa,... Foi nesta esplanada que bebi o ponche mel (muito bom!!!) e me sentei à mesa com a ilha de São Vicente! Cada mesa era uma ilha de Cabo Verde diferente!

Muitas agências de excursões (e não excurções como está escrito na parede...). Umas mais oficiais do que outras... Nesta podíamos alugar um carro ("azul preto, qual querem?") pela cor e não pelo modelo do carro, por um preço barato.


A escola primária. As crianças usam habitualmente t-shirt azul. No secundário já usam farda azul e branca.

1 comentário:

DM em Caracas disse...

Então e uma fotografia de ti toda entrançada?
A prima Cláudia já está lá em baixo, mas agora queremos ver-te a ti.