domingo, outubro 29, 2006

Problemas no blogger

A falta de posts deve-se ao facto de 1º o computador ter estado avariado e 2º o blogger não me estar a deixar colocar fotografias...Ora se isto é um photoblog não faz sentido escrever posts sem fotografias...
Aliás, já foram escritos uns tantos posts, mas todos desapareceram por obra e acção alheia do blogger!!!
Hoje parece que o Sr. Blogger já me deixou colocar 2 posts, vamos ver se se mantém!

Desporto e mais desporto e mais desporto...

Tem graça estar na praia o dia inteiro, mas nenhuma de nós é pessoa para estar parada, esparramada ao sol, por isso tínhamos de "inventar" o que fazer!
E que não melhor do que aproveitar os desportos aquáticos?
Fomos fazer um cursod e Kitesurf na escola da Xena e do Rod. O Nosso instrutor, o Mitu, era um caboverdeano muito simpático que conseguiu a proeza de nos pôr não só dentro de água com a vela, como a conseguir já estar em pé na prancha! pelo menos uns segundos...


Primeiro com uma vela pequena aprendemos a sentir como manobrar: levantar e baixar a vela, esquerda, direita, como fazer para apanhar mais vento, como fazer para estabilizar a vela, como prender a vela no arnés, montar o kite, enfim tudo isso. Nesse mesmo dia fomo já apra a água com um kite à séria, de 7 metros e fizémos bodydrag. Ou seja, iamos deitados de barriga na água com o kite no ar a fazer todos os movimentos que tínhamos feito em terra.
De ínicio o instrutor ia connosco dentro de água a dar indicações e depois deixou-nos sozinash no meio do mar!
A dificuldade maior era levantar a avela quando esta caía na água. Se ao fim de algum tempo não sonseguíamos lá ia o Mitu saltar para dentro de água e nadar até ao pé de nós... E isso aconteceu uasm quantas vezes... :)

No último dia já foi a pôr a prancha nos pés. Não achei isso difícil, mas controlar a vela, a prancha e pôr o corpo na posição correcta já se revelou mais complicado...
Pena foi que mais tempo não houvesse porque é mesmo, mesmo giro.

Num dos dias em que íamos ter aula não havia vento suficiente, assim, o nosso instrutor foi connosco (à vez) dar-nos uma volta na prancha de windsurf. Foi giro, mas não cativou.
Também ainda nesse dia fomos ter uma aula de 2 horas de bodyboard. Foi mesmo muito giro, porque não ficámos cá à frente nas espumas, fomos mesmo para depois da rebentação!
Só se dispensava era mesmo as queimaduras resultantes do facto de não ter uma lycra vestida. A barriga e os cotovelos é que sofreram!

Não se pode dizer que tenham sido umas férias paradas!

Sal, Outubro 2006

Santa Maria II




Sim...como em Cabo Verde se vê a SIC também a Floribella está ao rubro...também as criancinhas fazem todas as coreografias e mais algumas...

Sal, Outubro 2006

quarta-feira, outubro 25, 2006

Chuva + limpa pára-brisas =?

Como é que é possível tanta coisa ao mesmo tempo:

Ter de ir de repente ao Alentejo no dia em que mais choveu!
Ir e voltar de carro debaixo de alta chuva...

Voltar no meio de trovões e relâmpagos e mais trovões e relâmpagos e árvores no meio da estrada e... um dos limpa pára-brisas sair do sítio!

Parar os 3 carros onde vinhamos, pôr 2 rapazes (homens!) corajosos a montar o limpa pára-brisas (mais eu!!!) debaixo da tempestade à luz dos faroís e do telemóvel e...saltar uma das peças do limpa pára-brisas!

Recuar o carro, ficar de cócoras à chuva, com a luz dos faróis e do telemóvel à procura da peça.
Encontrar a peça e...perceber que está partida e que os 15m que estivémos à chuva foram inúteis!

Entrar no carro e conduzir de regresso a Lisboa, no dia em que mais choveu e trovejou só com um limpa pára-brisas a funcionar e o outro espetado no ar para não riscar o vidro, protegida por 2 carros cheios de amigos que vieram a 60 km/h atrás para o caso de acontecer mais alguma coisa!

sexta-feira, outubro 20, 2006

Santa Maria I

A ilha do Sal tem uma capital, Espargos, cidade pequena, grande para o local e do qual, confesso, o pouco que vi não me entusiasmou...Além de Espargos tem outra pequena terra chamada Palmeira, que vai ter direito a umas fotos daqui a pouco tempo, e Santa Maria, terra turística, com grande areal, praias bonitas, discos para saír à noite, hoteis a cada passo, senegaleses a melgar para comprar tudo e nada e lojas e restaurantes a preços portugueses!
A sensação quando chegámos foi estranha, parecia quase irreal tanto calor, tanta cor, um tanto quanto pó, pessoas a chamar e a chamar e a chamar: "portuguesa, espanhola, italiana?", "oferta, oferta, vem aqui!", "posso ser vosso guia, mostro a terra, bonita...". Enfim, imaginação não falta a estes senegaleses para "prenderem" os turistas e lá jeito para o negócio têm eles!
Ao fim de 3 dias tomámos uma opção, fazermos como se tivéssemos o manto da invisibilidade do Harry Potter e eles falavam e nós continuávamos como se não os vissemos nem ouvissemos...e não é que resultou?!?!?! Ainda pensámos inventar uma outra língua, começar a falar com eles nessa língua e quando eles se fossem emborapor não perceberem nada agarrar e insistir e...enfim, fazer o que eles nos fazem! :) mas não tivemos paciência...
O pontão: deve ser a imagem mais fotografada! Agora está em obras, por isso não dá para subir. É onde habitualmente os barcos chegam com a pesca!

O calçadão ou passeio marítimo: atravessa desde a vila e vai praia fora entre os hotéis e a praia propriamente dita. Este "amigo" da fotografia chama-se Ali e queria à força toda ser nosso amigo e mostrar-nos a loja de artesanato que tinha!!!
Vista da praça principal. Os tons predominantes nesta praça eram o amarelo e azul. local onde havia sempre gente a passear, crianças a correr, jovens à conversa,... Foi nesta esplanada que bebi o ponche mel (muito bom!!!) e me sentei à mesa com a ilha de São Vicente! Cada mesa era uma ilha de Cabo Verde diferente!

Muitas agências de excursões (e não excurções como está escrito na parede...). Umas mais oficiais do que outras... Nesta podíamos alugar um carro ("azul preto, qual querem?") pela cor e não pelo modelo do carro, por um preço barato.


A escola primária. As crianças usam habitualmente t-shirt azul. No secundário já usam farda azul e branca.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Cabo Verde

Saão 10 ilhas, 9 das quais habitadas. Dizem que todas diferentes entre si. Fui para a ilha mais turística, o Sal, dizem que até nem dá para sentir bem o que é Cabo Verde, mas facilidades turísticas de viagem assim o implicaram.
Durante 7 dias, tomámos banhos de água quente em águas transparentes, fizémos um curso de kitesurf, tivemos aula de bodyboard, andámos de windsurf, andámos de jeep pelo deserto, comemos peixe e marisco, e saímos em longas noites caboverdeanas ao som do zuque, do kuduru, de espanholadas e brasileiradas.
Este 1º post só atesta (e não de forma fidedigna) o antes e o depois em termos de bronze...o resto se seguirá!

1º dia:

7º dia:

Sal, Outubro 2006

Em Cabo Verde...

O que se vê de manhã ao chegar à praia...



Chega pela noite aos pratos! Se olhar já abre o apetite, o cheirinho associado faz muito mais!



Sal, Outubro 2006

segunda-feira, outubro 16, 2006

Nestes 11 dias...

E é assim...
11 dias depois estou de volta!

Nestes 11 dias estive em Cabo Verde de férias , vim a Lisboa 4 horas, fui directa para a Polónia em trabalho, jantei em Londres com o Tiago e cheguei esta manhã a Lisboa, indo trabalhar!
Ou seja, em 11 dias estive em 4 países!

Nestes 11 dias estive com 28º à meia noite, estive com 6º às 10h da manhã e estive com chuva no intervalo desses tempos.

Nestes 11 dias andei de havaianas, de cabelos entrançados, tops, cangas e bikini. Mergulhei nas
águas do atlântico às 5h da manhã com a lua cheia como companhia e comi lagostas até doer a barriga.

Nestes 11 dias pus umas botas de salto alto, pintei os olhos, tirei metade das tranças (mas deixei o toque de rebeldia...), pus umas roupas mais "posh" e passei 3 dias sentada a ouvir pessoas da União Europeia a falar sobre pessoas sem abrigo e o acesso destes à saúde e fiz imensos contactos com directores de instituições e técnicos. Viva o conhecimento e aprendizagem...

Nestes 11 dias passei de conhecer pessoas no âmbito da praia e das noites quentes africanas, para conhecer pessoas divertidas, mas a trabalhar sobre um assunto sério e importante!

Nestes 11 dias diverti-me imenso em qualquer dos sítios, tive férias e trabalhei e chego a Lisboa de cabeça cheia, pele bronzeada e histórias para contar!!!

segunda-feira, outubro 02, 2006

Falta 1 dia para ir de férias...


Lourdes (França), Dezembro 2005

domingo, outubro 01, 2006

Faltou um bocadinho assim...


Lisboa, Setembro 2006

Sem querer discriminar a letra "O" que até aparece noutro pedaço da foto, este último "O" ficou de fora...pedimos-lhe desculpa por isso...