sábado, outubro 30, 2010

Parabéns A.


ESPERO
Espero sempre por ti o dia inteiro,
Quando na praia sobe, de cinza e oiro,
O nevoeiro
E há em todas as coisas o agoiro
De uma fantástica vinda.

Sophia de Mello Breyner

sábado, outubro 16, 2010

365-273


Pela frincha II
30 Set 10

365-272


Claras em castelo II
29 Set 10

365-271


Crossing river
28 Set 10

365-270


Lisboa pela frincha
27 Set 10

365-269


Missa de Acção de graças
26 Set 10

365-268


Claras em castelo I
25 Set 10

365-267


Leque dos namorados
24 Set 10

365-266


Comboio Cais Sodré - Cascais
23 Set 10

365-265


Presépio desfocado...
Lisboa, 22 Set 10

365-264


Tribunal de Cascais
21 Set 10

quinta-feira, outubro 14, 2010

365-263: Turquia dia 10: Istambul - Lisboa


Istambul, 20 Set 10

365-262: Turquia dia 9: Istambul

O dia começou com uma visita a mais uma mesquita


e seguimos para o Dolmabahçe Palace. Um palácio lindo, com um lustre de 4,5 toneladas e salas a perder de vsita. Palácio onde também morreu o Atartürk, tendo por isso a particularidade de todos os relógios estarem parados às 9h05, hora a que este morreu.




Túnel para se atravessar uma estrada. Um pouco crowded...


Num bairro pouco turístico de Istambul fica a Igreja de São Salvador de chora, Mesquita Kariye ou Museu de Chora. Museu que foi exactamente uma Igreja bizantina, depois convertida em Mesquita (as pinturas e azulejos tapados com gesso) e que mais tarde foi convertida em Museu, tendo sido recuperado o esplendor bizantino! É fantástica.
Para se chegar lá existem alguns autocarros (por exemplo o 70 pára perto), mas não há qualquer indicação. É também o bairro mais ortodoxo, vendo-se muitas mulheres de burqua e homens de chapéu na cabeça.






Almoçamos nesse mesmo bairro, numa padaria, 2 pizzas turcas, 1 pão quente, 1 cola turka e 1 ayran por...6liras (ou seja, 3€) 2 pessoas! Nice...


A noite terminou num jantar entre amigos. Foi de sair a rebolar!

Turquia, 19 Set 10

365-261: Turquia dia 8: Istambul

O dia não começou da melhor maneira. Com uma gripe fortíssima resultado de diferenças de temperatura no dia anterior, andei a arrastar-me à custa de comprimidos e da vontade de aproveitar a cidade!

Começámos pela Torre Galata e sua vista fantástica


Almoçamos na rua uma pizza turca com sumo de laranja


E entrámos no Grande bazar. Não era de todo o dia ideal para mim para fazer compras, mas dado que só daria para ir no dia seguinte (que era Domingo) e ao Domingo este estar fechado, era a única hipótese.


Seguimos para a Mesquita Süleymaniye, que parecia estar em obras e só pudemos ver de fora


e acabámos a lanchar Baklava perto do mercado das especiairias. Nhami...


Atravessar a ponte Galata a caminho de Beyoglu é sempre fascinante. A esta hora está recheada de pescadores e de pessoas a vender mexilhões na rua.


À noite ainda deu para ir jantar (vista de uma das ruas perto da Istiklal Kadesi - a Rua Augusta cá do sítio)


e para dar um saltinho ao bar do Hotel Richmond que tem uma vista fantástica sobre o Bósforo (as fotos ficaram tremidas daí não colocar a vista...)

Turquia, 18 Set 10

365-260: Turquia dia 7: Istambul

Dia de visita por Istambul: Museu Santa Sofia, Mesquita azul, cisterna, Palacio Topkapi,... culminando numa festa de casamento!



Mesquita azul

Obelisco

Palácio Topkapi

Entradas do casamento

Turquia, 17 Set 10

365-259: Turquia dia 6: Antalya - Istambul

De Antalya apanhámos um voo interno para Istambul. Foi como se a viagem tivesse duas partes: os saltimbancos pela costa fora e os urbanos na cidade. E não é possível dizer qual gostei mais. Só que é impossível não gostar de Istambul... Ficámos a dormir no bairro de Beyoğlu e apesar de a maioria dos turistas ficar em Sultanhamet, a recomendação de quem conhece a cidade foi ficar aqui e realmente vale muito muito a pena: 5*!

Ponte Galata

Ponte Galata

Passeio de barco no Bósforo (por 10 liras turcas faz-se um passeio de 1h30 e vale a pena!)

laranjas

Mesquita Rüstempasa

Em todas as mesquitas tem de se tirar os sapatos. Nesta colocavam-se neste armário, outras ofereciam sacos de plástico para os colocar. Eu levava sempre umas meias para calçar quando tirava as sandálias.
O mercado das especiarias é um excesso de cores e de cheiros e vale tanto a pena...





Turkish delights...nhami!



Mesquita nova

os sumos naturais vendem-se na rua e são feitos no momento. Desde romãs a laranjas, passando por ananás, maça, limão,...

Bósforo ao pôr-do-sol


Turquia, 16 Set 10

365-258: Turquia dia 5: Kas - Demre - Finike - Antalya

Kas vista do topo do seu anfiteatro


Demre: conhecida por ser a cidade onde o Sainta Claus viveu, tem tumulos escavados nas rochas, muitas e muitas estufas a perder de vista e escritos em cirilico (devido ao número elevado de russos que a visitam) por todo o lado.




Continuando pela costa fora, estavamos a passar por Finike quando começámos a ver esta praia linda (eram kms de praia). Parámos o carro e com somente um turco a tomar banho durante uns minutos (saíu da mota, entrou na água, tomou banho de duche e voltou a montar na mota e foi-se embora) tínhamos a praia por nossa conta! Foi para mim A praia da viagem...Não tem descrição a beleza da paisagem e de quanto os seixos magoavam os pés! :)










Conduzimos (eu não porque me esqueci da carta de condução em Portugal...) por todos estes caminhos graças ao Google maps. Como o mapa das estradas que tínhamos não tinha uma escala muito grande, imprimimos previamente o percurso que iriamos fazer, assim como a localização na cidade/vila dos hostels onde iriamos ficar e não nos enganámos uma única vez!

Para última praia antes da viagem, escolhemos esta situada pouco antes de entrar em Antalya. Pagava-se (tal como em muitas praias turcas), e não era feita de seixos mas sim de rochas, tal como as nossas lagoas ou barragens e com ondas provenientes da ondulação dos barcos que passavam ao longe. Valeu a pena!


A última paragem do dia foi em Antalya. A cidade é enorme e tem um centro histórico bonito, estando as ruas bem iluminadas e conservadas. Foi também o único sítio onde fomos enganados no preço, como bons turistas que eramos, pagando bem mais do que poderíamos ter pago (mas o jantar estava óptimo...)

Turquia, 15 Set 10