quinta-feira, outubro 14, 2010

365-262: Turquia dia 9: Istambul

O dia começou com uma visita a mais uma mesquita


e seguimos para o Dolmabahçe Palace. Um palácio lindo, com um lustre de 4,5 toneladas e salas a perder de vsita. Palácio onde também morreu o Atartürk, tendo por isso a particularidade de todos os relógios estarem parados às 9h05, hora a que este morreu.




Túnel para se atravessar uma estrada. Um pouco crowded...


Num bairro pouco turístico de Istambul fica a Igreja de São Salvador de chora, Mesquita Kariye ou Museu de Chora. Museu que foi exactamente uma Igreja bizantina, depois convertida em Mesquita (as pinturas e azulejos tapados com gesso) e que mais tarde foi convertida em Museu, tendo sido recuperado o esplendor bizantino! É fantástica.
Para se chegar lá existem alguns autocarros (por exemplo o 70 pára perto), mas não há qualquer indicação. É também o bairro mais ortodoxo, vendo-se muitas mulheres de burqua e homens de chapéu na cabeça.






Almoçamos nesse mesmo bairro, numa padaria, 2 pizzas turcas, 1 pão quente, 1 cola turka e 1 ayran por...6liras (ou seja, 3€) 2 pessoas! Nice...


A noite terminou num jantar entre amigos. Foi de sair a rebolar!

Turquia, 19 Set 10

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sei com que vontade fiquei mais: se de conhecer a Turquia ou de ir já comer..essas fotos deram me uma fome daquelas

JoanaM disse...

Mau, não se podia tirar fotos no Dolmabace! O guia não reparou? :) Eu comprei os postais porque não tinha fotos do interior...
Não tive tempo de ir ao bairro ortodoxo, gostava de ter visto!
O túnel... havias de ver Domingo de tarde! Até havia um sr com um apito a controlar, supondo eu, a dizer para a pessoas andarem do lado direito e tentar que não houvesse atropelos... passámos lá várias vezes, mas a última vai ficar na memória pelo aperto, cheiro e confusão!
Já conhecia o Ayran e converti-me logo :) A minha amiga não conseguiu. E a amiga dela turca só ao fim de 2 anos e tal consegiui comer iogurtes... doces, com pedaços e assim :)