quinta-feira, outubro 14, 2010

365-256: Turquia - dia 3: Selçuk - Kusadasi - Didim - Bodrum

Selçuk é também conhecido por ter a Basílica de São João Envagelista. Ou, melhor dizendo, as suas ruinas e o seu túmulo...

Basílica São João Envagelista

Basílica São João Envagelista

Continuámos a seguir a Costa (como o faremos nos dias seguintes) e chegámos a Kusadasi. É chegar à multidão algarvia...Gente por todo o lado, comércio, casas encavalitadas. Valeu a ida à praia (women's beach), que não sendo nada de especial tinha água quentinha, de cor bonita e que permitiu refrescar!



Paragem seguinte foi no Parque natural: Büyük Menderes Deltası Milli Parkı
Pensávamos que se podia entrar por uma ponta do parque e sair no lado sul, mas este só tem uma única estrada alcatroada, sendo a entrada e saída pelo mesmo local. Com mil desportos radicais disponíveis, caminhadas, praias,...é um parque pequeno mas que merece visita. E até foi possível estar frente a frente com javalis, à distância de 5m da praia!







A paragem seguinte foi Didim (ou Didyma, no antigamente!), cuja atracção é o Templo de Apolo que se estima ter uns 3000 anos...coisa pouca! :)
O Templ é gigante e está bem conservado, permitindo perceber o que terá sido a sua magnificiência!

Em cima pode-se ter uma percepção da altura das colunas, em baixo é possível ver como já há uns milénios havia lugares reservados! Neste caso num anfiteatro existente no templo!


Em vez de seguirmos as estradas principais decidimos ir por estradinhas. O resultado foi andarmos com pouca gasolina em estradas que não vinham nos mapas e às voltinhas! Mas valeu muito a pena passar por aldeias perdidas, com rebanhos e vacas por todo o lado!

Destino final do dia: Bodrum, cidade que se revelou ser, mais uma vez, equivalente às nossas cidades algarvias pelo número de ingleses presentes!

Turquia, 13 Set 10

Sem comentários: