domingo, agosto 20, 2006

Há momentos delet...

Este post não vai ter foto. A explicação vem descrita abaixo:

- Há 2 anos o meu computador de casa estragou-se e perdi tudo..
- Há também 2 anos o meu computador portátil foi roubado e perdi documentos e trabalhos que não tinha em mais lado nenhum... porque estavam também no outro que se estragou...Ficar sem os dados de 2 computadores parecia impossível...
- Há 2 meses o meu telemóvel avariou-se e perdi os dados todos...
- Há 2 dias o meu computador foi a arranjar a ventoinha... descobriram uns vírus e decidiram formatar. Quando ele foi a arranjar aproveitei e pedi para fazer um backup de todas as fotografias que tinah no computador. Desde que tenho a máquina nova que as fotos são tão pesadas que têm de ir para um DVD e o meu computador tinha o programa de DVD a funcionar mal.
Quando descobriram os vírus perguntaram-me antes o que queria. Reiterei o meu desejo...
O computador veio.

A primeira coisa que fiz foi verificar as fotos. Estavam lá! que alegria!!!
A segunda coisa que fiz foi procurar uma fotografia para pôr no blog... começo a abrir pastas, começo a stressar... metade das pastas não estão lá, metade das sub-pastas desapareceram...
A minha vida em fotografia foi "deletada" por um backup mal feito...Ficam algumas que sobreviveram e outras que estavam em cd...

Sem comentários...

PS: pede-se a todos os amigos que tenham fotografia tiradas por mim que me façam uma cópia!:)

5 comentários:

João Ascensão disse...

Mafi... de alguma maneira sinto-me responsável por um dos computadores roubados... Nem sei o que te dizer!!
Espero que te alegre ao dizer-te que tenho todas as tuas fotografias tiradas na China! São 791 no total... Já é alguma coisa...
Ah... também tenho todas as fotos da viagem a Inglaterra em 2004!
Mtos bjs e boa semana...

ICA em Pequim disse...

Querida Mafalda,
não tenho fotografias tuas, nem sequer nenhuma de Pequim... não tenho palavras para comentar os teus azares com os computadores... mas que os vejas como um incentivo para continuares a tirar fotografias fantásticas!
Muitos beijinhos,
Inês

Anónimo disse...

Aiiii até dói ouvir isso MAfi!!!
Acho que não tenho fotografias tuas...
Boa sorte!
Beijinho

MAriana MD

Maffa disse...

Bem, que AZAR doloroso!
Tenho algumas fotos tuas da Dinamarca, mas nao todas...

Mariana Sacadura Cabral disse...

Um conselho/testemunho q um dia li de um profissional de fotografia e q tenho conseguido seguir +- à risca. Cada ficheiro (dá para fotos ou qq outro tipo de documentos) deve estar fisicamente em 3 sítios diferentes. Por exemplo, vai-se gravando em dvd/cd periodicamente q se põe numa caixa hermética (por causa das humidades, etc) em q só se põe e não se tira, será só para qd tudo o resto falhou e apenas para repôr as cópias perdidas. Paralelamente qd se copia para pôr nesta caixa, tb se deve copiar para um disco duro externo (muito portátil, com uma enorme capacidade e não muito caros, por exemplo, ou outro computador, ou uma segunda cópia dos dvd/cd(q colocamos num sítio à parte)) e a q mais utilizamos é no computador de uso corrente. Não se sinta culpada e triste (tenta...). Q o q lhe aconteceu lhe dê forças para este tipo de procedimento q é chatinho(mas não demora mais de 30 min), mas se se habituar a fazer pelo menos uma vez por mês e no fim de cada viagem até dorme mais descansada e garante a não perda do seu precioso trabalho, q muito admiro , tanto valor tem e é insubstituível. Um beijinho de ânimo para si! PS - Acho q 'estiquei a corda' no tamanho do comentário!!