domingo, julho 22, 2007

Hoje não!


Alcoutim, Dez 05

Hoje, não!
Deixem-me estar aqui, sossegadinho, tomando o gosto às minhas alegrias.
Há tantos outros dias em que podem chamar-me!
E tantos, tantos, em que tenho desejo de me dar
(mais que desejo: sede...)
sem que nínguem repare nos meus olhos cansados de pedir!
Amanhã ou depois - quando quiserem.
Hoje, deixem-me só, na praia, recolhido.
É tão grande este dia para mim!...
Mas se eu ouvir chorar?
Mas se eu vir criancinhas com as mãos estendidas e uma queixa
na palidez precoce do sorriso?
Mas se homens tristes...
Perdoai! Perdoai!
Que me esquecia de vós, como se para vós o dia de hoje
não fosse um dia igual aos outros dias!...

Sebastião da Gama (poeta português, 1924 -1952)

1 comentário:

Anónimo disse...

Este fim de semana também rezei este poema.
E que bom que foi!!!

Saudades,
JR