quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Faz hoje um ano...


Macau, Fev 2006

Estava no final da big viagem por terras chinesas. Ia estar sozinha na última semana, ia de Xangai para Macau e daí para Hong Kong.
Em Macau tinha contactos por isso não havia problemas! wrong...

Apanhei um avião de Xangai para Zu Hai (cidade chinesa do outro lado da fronteira de Macau). A informação que uma pessoa (de confiança) me tinha dado era de que saía do aeroporto em Zu hai e ia direitinha para a fronteira, ou seja, em 20m estava em Macau! Portanto pelas 17h estaria lá.

1º o avião saíu de Xangai com 2h de atraso. Era a única ocidental no avião. Cheguei ao aeroprto em Zu hai ninguém falava inglês, Macau não se diz com este som e de repente vejo-me metida dentro de um autocarro que dizem ir para lá (viva os gestos!!!).
1 hora depois (já a pensar estar a ir para o interior da China, ou assim) o meu companheiro de banco lá percebe para onde vou e avisa o motorista para me dizer quando for a paragem mais perto de Macau (porque o autocarro continuava...).

Chego à fronteira e realmente ando 20m... estive foi 1h30 dentro de um autocarro (já são 19h30).
Para atravessar a fronteira (sair da China e entrar em Macau) demorei mais de 1h30, isto com 5 mochilas e 30kg e muito calor e humidade! Atente-se que cheguei na "hora de ponta" de atravessar a fronteira...viva!:s
-Entrei em Macau às 21h, o posto de turismo da fronteira já tinha fechado há 2h. Sento-me num degrau e procuro os papéis com os nomes de contacto que tinha...e procuro e procuro e procuro...e não encontro!
ok...sem problemas, vou levantar dinheiro e apanho o taxi para o hotel!

30m depois ninguém consegue perceber que eu quero uma caixa automática para levantar dinheiro, não há "money, moeny", nem gestos que me valham! Sento-me e começo a ficar preocupada...(21h30).
Decido levantar-me, com todo o peso que arrasto, e seguir rua fora à procura da caixa. Lá encontro (ufa!!!). volto para o lugar.
- Ligo para o João em Xangai para ele marcar pela net um hotel, dado não haver cabines há volta e o meu telemóvel só me deixar ligar para a China! Ele dá-me nomes de hoteis, quando se lembra que tem 2 conhecidas em Macau! Liga-lhes, elas dizem para eu ficar em casa delas e dá-me o contacto para eu lhes ligar (mais impecáveis era impossível).
Contente da vida desligo e...lembro-me que o telemóvel não está a fazer chamadas para Macau, não posso ligar!!! Entretanto fico sem bateria...(22h)

Enfim, pego no guia de Macau, escolho um hotel que até tem o nome no guia em caracteres chineses, apanho um taxi e...
o taxista não percebe o nome do hotel, não quer ler o papel e põe-me através do intercomunicador a falar com alguém, ou seja, eu a repetir sucessivamente o nome do hotel até que 5m depois diz: "Ah!!!"
...e arranca...Começo a olhar para o mapa e a ver que as ruas por onde ele vai não seguem na direcção do hotel (Ai ai...).
Pára ao fim de 20m frente a um hotel de 4* e diz "Hotel", ao que eu respondo "it's not this one", ao que ele responde "hotel", ao que eu respondo "no, no, no", ao que ele...abre a porta do taxi e tira-me as malas de lá!
Entro no hotel com ar de luxuoso, eu, as minhas 5 mochilas e o meu ar estafado e digo na recepção se me podem indicar um hotel ali perto e barato. Respondem que não há, que naquela zona são todos de 4* e 5*.
Resignada peço o quarto mais barato que tiver...tenho de pagar caução (o dinheiro não chegava, o meu cartão não funcionava e tenho de improvisar uma assinatura da minha mãe para usar o outro cartão que trazia...hum..hum...).
São 23h30, o hotel não tem nada que se coma e ali à volta tudo está fechado.

Caio redonda na cama de um dos hoteis mais luxuosos em que já fiquei, num quarto, que era suite pois até tinha sala, estafada e esfomeada por não comer há 10h e só ir fazê-lo na manhã seguinte...
De repente o telemóvel começa a funcionar...já podia ligar à Marta e à Luísa, não fosse o facto de ter acabado de caír redonda na cama... de um quarto giro, caro, sem comida e do qual pouco me lembro!

6 comentários:

Carlos Oliveira Andrade disse...

Recordo-me de me teres contado essa história.
uma verdadeira aventura

ICA em Pequim disse...

Mafalda, não acredito que já fez um ano desde que cá estiveram... e não fazia ideia que tinhas tido esta aventura, bolas..... vou ler o teu post sempre que achar que estou a ter um mau dia!!!Beijinhos,
Inês

DM em Caracas disse...

Ai!!! Tanta mentira que se escreve por este blog!
Eu disse que DA ESTAÇÃO DE CAMIONETAS se entrava a pé em Macau! Eu nem sei onde é que é o aeroporto de Zu Hai, por isso não podia ter dito isso!
Transformaste este blog num quarto de brinquedos... Estou zangado!

DM em Caracas disse...

E mais ainda! Para tua informação em Macau não conseguem ler a escrita simplificada promovida pelo Mao da China. Ou seja, a escrita de Macau é à antiga e não aquela básica, facílima de aprender, com apenas 50.000 caracteres, que eu tive o prazer de ver na RPC.
Daí o taxista não er entendido puto! Quando eu fui a Macau, pedi a um Chinês que escrevesse uma morada em caracteres antigos e ele demorou uns bons 10 minutos a fazê-lo! UMA MORADA!

Ana & Filipe disse...

Que raiva q eu tenho de ainda não ter tido tempo para falarmos (prolongadamente) desta viagem... Que GRANDE dia esse, heim? :) É lindo ler destas histórias, mas suponho que viver não seja bem o mesmo... Quero saber mais! :) Prometo q mais tarde ou mais cedo vou deixar de estar hibernada!
Beijinhos
Ana Sofia

Ana Luísa (analuisa_lulu@hotmail.com) disse...

Nao me aprecebi que a tua chegada a Macau foi tao acidentada....ai que podias ter dito que com o popo branco, lembarset, eu te tinha ido buscar;) Por curiosidade: lembras-te do nome do hotel?