domingo, setembro 27, 2015

Parabéns MI - 3 anos!

3 anos.
3.
Se a ti custa-te fazer o gesto com os dedos, a mim custa-me imaginar que já tens 3 anos! Para escrever este texto fui reler o que te escrevi quando fizeste um e dois anos. E como parece distante...
Há um ano eras filha única. Davas gargalhadas sem fim. Pensavas que o teu irmão estava no meu umbigo. Falavas de uma forma em que só os mais próximos te percebiam. Gostavas de dar mergulhos na praia, adoravas a praia. À tua grande amiga chamavas "I". Os avós não tinham nome, os primos idem. Não fazias birras. Comias beterraba e couve roxa como se fosse o maior pitéu. Demoravas longos minutos a adormecer e tinha de ser sempre acompanhada...
Ao longo destes meses descobriste que o colo nem sempre estava disponível. Sentiste-te "traída" por um baby X que chorava ao fim do dia e que fazia toda a gente dizer uns "oh...que querido" que antes eram-te dirigidos. Mas aprendeste também a ser a mana mais velha, a fazer-lhe festas e cócegas (aliás, as maiores gargalhadas que ele dá são fruto de brincadeiras tuas). Quando ele só mamava não deixavas que ninguém lhe desse comida e ainda agora "geres" o que ele deve ou não comer. Gostas verdadeiramente dele. Ah! já te disse que começaste a fazer birras?
Passaste também a não gostar de molhar a cabeça, o que dá "imenso jeito" dado teres começado a ir à piscina semanalmente no final do ano passado. Continuas a adorar a praia, mas este ano tinhas sempre frio, o que equivale a dizer que só os teus pés é que tomaram banho de água salgada.
Se antes demorávamos horas num ritual longo para deitar, agora ele é muito mais simples: eu vou deitar o Clá, tu vestes o pijama com o pai e vês um episódio do Ruca (o único desenho animado que vês e até já te reconheço a repetir frases do Ruca...), eu volto e vamos lavar os "entes", entramos às escuras no quarto que agora já partilhas com o mano, deitas-te, dizemos uma coisa boa e menos boa do dia e agradecemos tudo isso. Terminamos esta mini partilha com uma frase que eu digo e à qual tu respondes (excepto nos dias em que estás zangada) e saio do quarto.
Os "tutus" passaram a ser pássaros. A "uaua" a praia. O carro do pai passou de "mimi" para mini. O "oó" passou a ser o "japama". A Bisavó passou a ser Bisa e os avós são chamados pelos nomes próprios. O Xavier começou por ser Clá e continua a sê-lo. E já propagaste o nome. Constróis frases enormes que tornam-se incompreensíveis quando falas e brincas com os teus amigos imaginários (não podemos esquecer de convidar o Popis e o Pista para a tua festa).
Dás gargalhadas. Muitas. E choras por vezes também muito quando as coisas não estão a correr como queres, é natural, estás a descobrir-te. És persistente. Muito. Quando há algo que não consegues fazer, vais tentando até conseguires. Recentemente foi o descer escorregas altos. Só pôr a cabeça debaixo de água é que és persistente no não fazer!
A tua grande amiga passou a ser chamada de "Lu", mas criaste muitos mais amigos. Filhos dos amigos dos pais e amigos do parque. Já vais lanchar a casa deles sozinha e tudo.
Calças-te e vestes-te sozinha, os botões é que te irritam porque não consegues abrir e fechar. Adoras, por isso, usar coisas sem "botãos".
As longas sestas (de 5-7h) diminuiram a partir do momento em que deixaste de usar fraldas, e andamos todos a descobrir como "aguentar" até ao fim do dia, nos dias em que não dormes qualquer sesta. O que vale é que são excepções e ainda dormes 15h de seguida de vez em quando.
Já não és o bebé doce que, de olhos azuis (que agora são verdes) e cabelos loiros e sorriso aberto punha toda a gente derretida. És determinada. Sabes o que queres. Tens uma memória espantosa. Quando te explicam as coisas fazes "ah" e realmente entendes. Tens dificuldade em partilhar mas vais fazendo um (pequeno) esforço. Dás gargalhadas, mas por vezes também choras (alto!) de forma irritada. Bates o pé quando queres vincar o que estás a dizer. Falas ainda na 3ª pessoa e dizes a "I'ês" isto e aquilo, excepto quando me dizes "eu gosto muito da mamã" e acompanhas com uns abraços doces doces...

Parabéns minha querida, já são "t'ês" anos!

PS: Continuas a achar que a beterraba é o maior pitéu!

Sem comentários: