(desenho da MI - 24-04-15)
A Bisa caiu.Inesperadamente, como sempre que é um acidente. Susto valente. Daqueles que sentimos que vamos recordar para sempre o momento, mas que, felizmente, hoje podemos dizer "podia ter sido tão pior..."
Como é que foi ao olhos da MI (2 anos e meio) ver esse momento? assistir ao choro, ao descontrolo, à dor daqueles que ela vê todos os dias sorrirem-lhe?
Não sei como é, mas sei como é que a MI transmitiu o que sentiu:
No dia parecia que nada tinha acontecido. Dizia que a Bisa tinha dói dói e apontava para o dedo dela e para a orelha do Clá, onde se viam 2 arranhões. Também eles tinham dói dói. Simples.
No dia a seguir já foi tudo diferente.
Começou por não querer dar beijinho à avó, por não querer ir para casa da avó. Parecia "sentida", "ofendida" com ela. Acabou por ir e contente. Chegada lá não queria olhar para a Bisa. Tapava os olhos com a mão e só dizia Bisa dói dói. Ficou a brincar por perto mas sem olhar muito. Passadas umas horas já quis ir para o colo da Bisa. Encostou-se a ela, olhava-a e fazia festinhas leves levezinhas para não magoar.
Passo 1 estava dado.
Mas a ofensa com a avó continuava. Passou o dia a dar sapatadas ao Clá sempre que o via no colo da avó. Ele chorava, ela ficava incomodada, mas passadas umas horas...tau outra vez.
À noite percebemos o que se passava. Na véspera, no meio do caos, ela tinha chamado pela avó e a avó tinha ido a correr embora atrás da ambulância onde ia a Bisa, não tendo ouvido os gritos dela. A avó que vai sempre mal ela dá um ai tinha ido embora (fugido como ela diz) e não voltou a vê-la senão no dia seguinte.
E percebemos porque verbalizou...Disse "Vó má. I'ês uée uée [chorou chorou] e vó fugiu". E, como estava a desenhar, pedimos que desenhasse a "Vó Má". Fez os 2 rabiscos a vermelho e verde (ela e a avó) no fundo da página. Muito pequenas para folha de tamanho A4.
Depois explicámos, contámos tudo de uma maneira simples para que percebesse o que tinha acontecido.
E ao fim de algum tempo ela sorriu. Deu um abraço enormeee à avó e disse: "Vó já não má, vó gota I'ês" e quando sugerimos que desenhasse então a "Vó-já-não-má" desenhou, de sorriso nos lábios, os riscos castanhos enormes e os riscos a caneta também grandes, a dizer que era ela e a avó.
Passo 2 estava dado.
À noite o Clá continuou a levar sapatadas...
Os ciúmes que sente desde que comecei a trabalhar e ele começou a ir também para casa da avó estão a ser difíceis de controlar! :)
Passo 3...hum..ainda on going!