domingo, outubro 04, 2009

Dia 6: Mostar - Sarajevo - Medugorje - parte1

Bósnia e Herzegóvina é uma républica federal dos balcãs resultante da disolução da Jugoslávia. É composta por duas entidades politicamente autónomas: a Federação da Bósnia e Herzegóvina e a Federação Sérvia (diferente do país Sérvia!). Sarajevo é a capital do país, Mostar a capital da federação da Bósnia e Herzegovina.

A população é composta por bósniacos étnicos ("muçulmanos"), sérvios e croatas, sendo que consoante a zona do país existe mais incidência de uns ou de outros. As placas de indicação e afins estão todas escritas em sérvio latino e sérvio círilico.

Durante os 2 dias em que estive na Bósnia, passei praticamente o tempo na federação Bósnia, passando por terras "mais muçulmanas", "mais católicas"ou "mais ortodoxas". Só em Sarajevo foi possível observar a mistura, coexistindo (e dizem-no com orgulho) no mesmo bairro uma igreja católica, uma igreja ortodoxa, uma mesquita e uma sinagoga!

Mostar é uma cidade reconstruída, e aparte alguns edifícios que foram deixados no estado natural do pós-guerra de forma aparentemente propositada, o centro está impecável, com várias ruas pedonais cativantes (e escorregadias, porque a pedra é hiper-polida!!! :) )
Uma das muitas mesquitas em Mostar vista por fora
Vista por dentro

A vista de cima do minarete (ao qual pudemos subir de graça por sermos portugueses e do país do Figo e Cristiano) sobre um cemitério (todas as datas nos tumulos datavam o ano de 1993)

A ponte de Mostar, que separava a zona muçulmana da zona croata da cidade caíu em 1993 e só em 2004 terminou a sua reconstrução, tornando-se símbolo de esperança no futuro.


Mostar, Bósnia e Herzegóvina, Set 09

Sem comentários: