sexta-feira, dezembro 12, 2008

As escadas que rolam


Há sempre qualquer coisa de especial em estar presente em momentos de descoberta.
E hoje foi um deles.
Acompanhava o Sr M. para adquirir o passe na estação de metro Baixa-Chiado. Vínhamos de cima, do Chiado. Chegados às escadas rolantes olhou para o corrimão que avançava velozmente e disse: se calhar descemos pelas outras escadas. E assim fizemos. 5 lances escadas abaixo não custa assim tanto. Levantámos o passe e seguimos para a saída da Baixa.
Enquanto andava no seu passo "cocheante" olhou para os 2 lances (a subir) e disse: subir estas escadas todas cansa muito.
Incentivei a experimentar as escadas rolantes.
Um passo hesitante, pessoas atrás curiosas, outro passo hesitante, mais pessoas a olhar, ganha coragem entra e...fica periclitantemente com o calcanhar no ar! Seguro no braço, coloco-o direitinho no degrau e só o vejo a suar em bica a olhar para o lance seguinte...A saída era fácil, só alçar o pé.
Entramos no segundo lance. hesita, hesita e mais confiante entra e...fica novamente muito muito instável em cima do degrau. Começo a dizer para reparar na linha que separa os degraus, para ver onde colocar o pé, mas quando nessa altura olho para a cara concentrada, para a respiração acelerada e para o pé alçado para sair penso na coragem daquele momento. Do momento em que aos quase 70 anos decide experimentar as escadas que rolam!
PS: embora à saída tenha dito que não seria experiência a repetir...é muito difícil!
Lisboa, Jul 07

1 comentário:

NWO Observer disse...

Boas fotos!