quinta-feira, dezembro 29, 2005

Imaginação...

Segundo um site da internet (http://www.citi.pt) a imaginação designa:
um processo mental que consiste na reanimação de imagens sensíveis provenientes de percepções anteriores (imaginação reprodutiva) e nas combinações destas imagens elementares em novas unidades (imaginação criativa ou produtiva).

E se há locais que realmente nos põem a imaginação a funcionar...
Esta imagem, típica da minha infância, povoou-me os sonhos durante anos sem fim.
Tendo vivido 5 anos no Tortosendo, terra de fabril, de têxteis, a vida desenrolava-se ao som das sirenes.
Eram as várias de manhã que chamavam os trabalhadores para as fábricas, as do almoço, que significavam que o dia já ia a meio e que teria de ir dormir a sesta, e as do fim de tarde, em que as paragens de autocarro defronte de casa se enchiam de pessoas e as ruas de sons de conversas e risos.
Traz também à memória os tempos passados "na fábrica", assim chamada pelas netas da família, que implicavam fantásticas viagens ao mundo dos pedaços de tecido, cada um mais colorido que o outro, do barulho dos teares, que faziam lembrar monstros do tempo do Ulisses e ensurdecedoramente assustadores para quem entra de fora, sem esquecer os moldes, aqueles pedaços de cartão que nos faziam olhar de lado e imaginar (mais uma vez a imaginação...) como era possível transformar aquilo num casaco de vestir!

A imaginação não para com a idade e continua a funcionar ao olhar as, agora já muitas, fábricas fechadas.
Esta, defronte de casa e do olhar, é sinónimo do estado fabril (e não febril...) em que se encontra esta zona. Os vidros partidos, o ar desolado não apelam à imaginação, são cruamente reais... ou...será que é nessa altura que é preciso soltar a imaginação?...



Tortosendo, Dez 2005

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada, Mafalda, por este recuo ao passado que também é meu.Tens razão, como tudo se pode tornar diferente quando sabemos usar a imaginação...Temos que aprender a tudo ler (ou reler) à luz do belo, do luminoso...Essa é a "frescura" que encontro no teu Blog...Parabéns e ... MAIS!!

Anónimo disse...

MA
Os descendentes dos que trabalharam nos lanfícios vêem hoje novos caminhos abertos através da UBI e da nova cidade que é a Covilhã...É todo um futuro que surge, não já nos operários mas nos obreiros do nosso país...Mas vejo com alegria que nem os jóvens esquecem o que durante tantos anos representou um marco na sua infância!

AM disse...

Apanhei este blog que talvez gostes de espreitar:

www-tortosendo.blogspot.com