sábado, outubro 14, 2017

3 anos de Xavier!

- Obrigada por isto - dizes tu, encostado a mim numa carruagem do metro.
- Pelo quê, querido? - pergunto eu, pensando que te referias ao facto de estarmos no metro, uma experiência que há muito aguardavas com expectativa (como seria andar debaixo de terra como as toupeiras??)
- Por isto mãe - e agarras no meu braço, mostrando que agradeces o abraço que quase inconscientemente te dava.
És assim. Doce, doce. Bem-disposto e mesmo quando resmungas tens uma graça própria.
Continuas uma lapazinha e adoras adormecer entrelaçando a tua pequena mão na minha, ao mesmo tempo que perguntas se estou confortável.
Choramingas sempre de manhã pedindo que não vá trabalhar. Mas sei que minutos depois já estás numa correria a brincar.
Continuas a suspirar pela Inês quando ela não está e dizes que lhe gostas de dar beijos de namorados (na boca), de fadas (no nariz) e de bisa(vó) (na testa).
A piscina continua a ser uma paixão e andas metade das aulas de cabeça dentro de água. Acabas de fazer 3 mas a professora pondera passar-te já para a aula dos 4 anos. Qualquer que seja a aula o que interessa é que estejas dentro de água.
Não te calas. Estás permanentemente a comentar tudo o que vês. Articulas as palavras muito bem, o que para nós, habituados à "trocatintas" da Inês, é sempre motivo de espanto. Continuas é a dizer roronoronte quando queres dizer rinoceronte e não há como não sorrir.
Finalmente engrenaste no desfralde. Não foram as cuecas da Patrulha pata, ou das letras, ou das riscas ou dos relâmpagos que resultaram. Foi mesmo quando estavas preparado. Obrigaste-me a relaxar e a dar-te tempo. Resultou.
 Continuas a acordar cedo. Apareces todos os dias no meu quarto, e de pé ao lado da cama sussurras, de mochila com brinquedos às costas, "posso ir brincar ? O sol já nasceu".
Adoras passear, mas queres sempre saber quando chegamos a casa. Aliás adoras estar dentro de casa fazendo construções do lego e inventando histórias com os bonecos e animais do playmobil. Não vamos falar da paixão deste verão por dinossauros. Estegossauro foi o teu preferido.
Todos os dias perguntas como se diz determinada palavra em inglês. Todos. E muitas. E fixas as palavras que não te soube responder. Gostas especialmente de juntar as cores que já sabes às palavras novas que descobres. Ontem foi white door. Amanhã será o que te lembrares.
Descobrimos recentemente Montessori e estás fascinado com o sítio onde vais. Se te perguntamos se estás a gostar a resposta não pode ser mais clara: - Gosto muito muito. Também gostava que a Inês gostasse muito. Ela pode vir? Assim gostamos os dois muito!
É uma relação muito umbilical.
Ficas fascinado com os números e com a junção dos números. Ontem apontaste para o 3 e disseste com alegria - É o número de anos que vou fazer, mãe!
Pois é. 3 anos. Parabéns meu Xavi!

Sem comentários: