terça-feira, outubro 13, 2015

Um ano de baby X.




Um ano de ti, baby X! Há um ano tínhamos decidido o teu nome há poucas horas. Para não variar demorámos a decidir e esperámos até ao dia em que em principio irias nascer caso não te decidisses em nascer antes.  
13 de Outubro às 10h da manhã estávamos no hospital.  Os amigos "beatos" achavam giro ires nascer nesse dia, tu deves ter achado engraçado o empurrão e na consulta fizeste saber que estavas a caminho. Dia de tempestade. Não dava para andar a pé e tau...mãe deitada na cama à espera que o trabalho progredisse e, claro, demorou mais e nasceste às 1h 29 de dia. ..14!
Contacto pele a pele imediato. Amamentação  passado minutos. Pai a cortar o cordão. Foi possivel tudo o que não tinha sido possivel com a tua irmã! Moreno e lindo, disseram que serias parecido com o bisavô Jaime que já não conheceste. Mas de moreno passaste a loiro e os olhos claros passaram a castanhos. À medida que foste crescendo foste tambem começando  ficar mais parecido com o pai e é giro ver que sendo tão diferente da Mi toda a gente acha os dois parecidos com ele :)
Aos 4 meses dormias 11 a 13 horas e brincávamos dizendo que devia estar nos genes (relembro-te que a Mi há um ano chegava a dormir 20h de seguida!). Cedo falámos porque nos 8 meses seguintes já nos brindaste com muitasssssss noites mal dormidas, com dias a levantar às 5h30 da manhã pronto para o dia e outros que tais. Enfim, trouxeste animação nocturna e gratuita, não nos queixemos.
Revolucionaste as minhas noites e também os dias. És uma lapazinha.adoras colos e até dás palmadinhas nas costas da alegria de estar ao colo. Dormiste tambem longas sestas nos meus braços (era a unica forma) e o pano e depois o marsupio foram os nossos melhores compinchas na licença de maternidade. 
Assiste a concertos, fomos passear pelo Norte de Portugal e Galiza, com três semanas já tinhas ido a dois casamentos e correspondentes festas, foliámos muito!
A tua primeira palavra foi "Tintim", nome do cão da Bisa Amélia, e já tens sons específicos para quando queres chamar e quando estás aborrecido (pareces o pato donald).
"Fizeste" com que prolongasse a licença maternidade mais dois meses e com que, recentemente, reduzisse o meu horário de trabalho. Mudaste-me profundamente...
Junto com a Mi fazem-me surgir cabelos brancos e puseram-me a ler teorias diversas sobre educação/ pedagogia e afins. Descobri com o coração o que me faz sentido mas quando balanço ao ser confrontada com as birras/desafios da Mi, em ti confirmo o sentido da pedagogia positiva. Em ti que, de gargalhadas roucas e sonoras, a fazes rir à gargalhada mesmo quando lhe estragas a brincadeira. Se tu, bebezolas de 365 dias, consegues como não havemos de conseguir nós!?! 
És um presente doce doce. Dás festinhas de olhos nos olhos. Adoras mimos nocturnos (mas não falemos novamente das noites...) e que conversem contigo. Adoras ainda mais a Mi, a quem segues gatinhando ou andando (já andas em pé! ) para todo o lado. Ela também já não se imagina sem ti e mesmo quando surgem os ciúmes não gosta quando não estás com ela! Ah! O quarto que era dela já é oficialmente dos MIX, o espaço que ocupas dentro de nós 3 já é oficialmente teu! 
Parabéns lapazinha, bolinha, baby X...parabéns meu "Clá"!